Entretantos - Ideias e reflexões
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Izabelle
Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/09/2019

O consumismo  e seus males.  Empty O consumismo e seus males.

Sáb Set 28, 2019 10:56 pm
O Consumismo é o ato que está relacionado ao consumo excessivo, ou seja, à compra de produtos ou serviços de modo exagerado.
O consumismo é característico das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização.
Ele está inserido na denominada: “Sociedade do Consumo”, onde ocorre o consumo massivo e desenfreado de bens e serviços que visa, sobretudo, o lucro das empresas e o desenvolvimento econômico.
Essa postura consumista surgiu a partir da Revolução Industrial no século XVIII, de forma que os processos industriais possibilitaram o aumento da produção e, consequentemente, do consumo de produtos.
O consumismo alienado de produtos industrializados cresceu consideravelmente após a Revolução Industrial mudando definitivamente as relações entre o ser humano e suas necessidades materiais.
As pessoas, influenciadas pela mídia e os meios de comunicação de massa, são bombardeadas com informações que visam principalmente o consumo. Essa maneira de agir, sem questionar e destituída de pensamento crítico, é chamada de "Alienação Social".
O marketing das empresas e as mensagens publicitárias veiculados nas mídias tem gerado uma população consumista e alienada. Ou seja, que impossibilita os indivíduos de terem pensamentos e ações próprias, os quais são diretamente influenciados pelos modelos e padrões de vida reproduzidos pelos meios de comunicação de massas (televisão, jornais, revistas, internet, etc.).
Isso trouxe diversos problemas para as sociedades modernas, por exemplo, o desenvolvimento de doenças relacionadas ao consumo, o sentimento de impotência dos consumidores, enfim, a insatisfação do homem que, todavia não é suprida pelo consumo.
Dessa forma, o ser humano busca a felicidade no “ter coisas” ao invés de “ser”. Isso nos leva a pensar-nos estereótipos desenvolvidos pelas sociedades modernas. Ele identifica diversos padrões e pré-conceitos sobre alguma imagem. Por exemplo, quando vemos uma pessoa mal vestida, associamos à sua falta de dinheiro e bens, o que pode ser o contrário.
O consumismo compulsivo é um tipo de consumismo descontrolado e irracional, destituído de senso crítico e consciência social, política e ambiental.
Nesse sentido, as pessoas têm compulsão pelo consumo e compram produtos ou serviços dos quais não necessitam (bens supérfluos), o que resulta no acúmulo excessivo de bens e produtos.
Atualmente o acúmulo de produtos ou mesmo lixo, tem sido avaliado por diversos psicólogos e especialistas, o que levou a uma nova denominação de transtorno moderno: a acumulação compulsiva.
As relações de consumo nas sociedades modernas tem chamado a atenção para os problemas ambientais que vem gerando no planeta.
O consumo excessivo leva ao acúmulo de objetos e ao excesso de lixo. Isso ocorre porque os processos de consumismo estimulam cada vez mais os consumidores a consumirem novamente.
A “Obsolescência Programada”, nome atribuído ao tempo de “vida” dos objetos de consumo, tem sido planejada por especialistas com o intuito de limitar o tempo de uso dos objetos de consumo, o que leva às pessoas a trocarem seus objetos “velhos” por um mais atualizado. A obsolescência programada tem gerado uma grande produção de lixo pelo planeta.
Por outro lado, o consumo consciente é desenvolvido por indivíduos que conseguem enxergar e distinguir o problema da necessidade e do consumismo. De tal modo, os consumistas conscientes compram somente aquilo que necessitam para viver.
Além disso, não sofrem de transtornos acumulativos e quando descartam os objetos que não necessitam mais, recorrem à coleta seletiva, que causa menor impacto ambiental.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos